quinta-feira, 5 de março de 2015

Procon Carioca notifica marca UseHuck por prática abusiva contra criança e adolescente

Invista Informa:
Marca de Luciano Huck recebe notificação do Procon Carioca
O Procon Carioca notificou a marca UseHuck, do apresentador Luciano Huck, por vender uma camiseta infantil com a estampa ‘Vem ni mim que eu tô facin’. O anúncio do produto era feito utilizando a imagem de uma criança e criou muita polêmica nos últimos dias.
O órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor quer saber quantas camisetas foram vendidas, para quem foram vendidas e se já foi realizada a contrapropaganda para apagar os efeitos negativos ao consumidor. A empresa terá cinco dias para apresentar os esclarecimentos sobre o assunto. Após a análise, a UseHuck poderá ser multada, e o site retirado do ar.
— Essa é uma prática abusiva prevista no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que incita a violência, se prevalece de vulnerável para obter lucro e denigre a imagem de crianças e adolescentes — afirmou a secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) também vai apurar a venda das blusas com a estampa. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude recebeu denúncia referente à venda de camisetas com frase inadequada utilizando a imagem de uma criança e "imediatamente distribuiu a uma das Promotorias de Justiça da Tutela Coletiva, para adoção das medidas cabíveis". Ainda de acordo com o MPRJ, "vale destacar que, diante do clamor da população, o próprio site retirou a venda do produto".
A marca UseHuck divulgou um comunicado sobre o assunto:
"Pedimos profundas desculpas sobre a camiseta Vem Ni Mim Que Tô Facinha e sentimos muito por todos que foram ofendidos pela imagem. Este Comunicado não tem o objetivo de justificar o injustificável; mas apenas de explicar o motivo do erro para que fique claro que não houve qualquer intenção maldosa. Não nos eximimos do erro, nem de qualquer responsabilidade, mas é importante esclarecer que não houve a intenção de ofensa. É comum em e-commerce que as artes das estampas sejam aplicadas posteriormente sobre fotos dos modelos com camiseta branca, conforme o exemplo abaixo. Por erro nosso, todas as artes de Carnaval (inclusive e infelizmente, esta arte) foram aplicadas sobre a coleção infantil e disponibilizadas no site sem a devida revisão. Assim que percebemos esse lamentável erro, imediatamente retiramos a imagem do ar e decidimos escrever essa carta para explicar tecnicamente o problema conjuntamente com um pedido de desculpa pela falta de bom-senso e pelo descuido. Obviamente, não fosse o erro, nem a USEHUCK, nem qualquer outra marca, teria a intenção de usar uma imagem como essa para vender camisetas ou para qualquer outro fim."


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/procon-carioca-notifica-marca-usehuck-por-pratica-abusiva-contra-crianca-adolescente-15509636.html#ixzz3TXRTnDQT

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