segunda-feira, 30 de março de 2015

Itaú é condenado por racismo contra cliente



O Itaú foi condenado a indenizar um cliente pela prática do crime de racismo e terá que pagar uma indenização de R$ 20 mil. A decisão foi tomada pela 9ª Câmara de Direito Privado do Tribinal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Segundo o processo, o cliente, ao tentar entrar no banco, foi barrado na porta giratória, que se manteve travada mesmo após ele demonstrar que não possuía quaisquer objetos que justificassem o travamento. O cliente entrou na agência, com a impressão de que foi discriminado na entrada, questionou o motivo de ter sido barrado e afirmou que houve racismo no ocorrido
Ao sair, foi abordado e revistado por policiais militares, com armas, que chegaram ao local após o acionamento do alarme de pânico da agência, reportando suposto assalto. O cliente precisou ficar com as mãos na cabeça, encostado na parede para passar por uma revista e todo o procedimento usual de quando há suspeita de assalto a banco.
O relator do processo, Piva Rodrigues, afirmou que o acionamento da polícia foi utilizado de forma indevida, com o objetivo de constranger e humilhar a vítima. “Restou evidenciado que funcionários do banco criaram situação de extremo embaraço ao autor, que foi abordado como se criminoso fosse.” O julgamento teve votação unânime.


Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário