quinta-feira, 26 de março de 2015

Dieta de Dilma Rousseff, método Ravenna é alvo de críticas de especialistas.



Invista Informa:
Na berlinda por causa dos escândalos da Petrobras, a presidente Dilma Rousseff também tem chamado atenção pela silhueta mais fina. Adepta da dieta Ravenna, ela já eliminou, pelo menos, 13 quilos. Criado pelo médico e psicanalista argentino Máximo Ravenna, o método de emagrecimento promete rápida perda de peso e tem sido alvo de críticas de especialistas.
Procurados pelo EXTRA, os responsáveis pela aplicação do programa no Brasil disseram, por e-mail, que “devido à superexposição do método na mídia nos últimos meses, e em se tratando de uma clínica médica que trabalha com discrição e sigilo médico, a diretora do Método Ravenna no Brasil, Moema Soares, decidiu dar um intervalo em entrevistas e reportagens nesse momento”

A dieta prega a adoção de um cardápio de baixa caloria aliada à prática de exercícios físicos. Para o endocrinologista Pedro Assed, pesquisador do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, o principal problema é que não há estímulo à reedução alimentar, já que a pessoa pode voltar a comer de tudo na fase de manutenção do emagrecimento.
— Em alguns casos, a perda de peso rápida demais não se sustenta e o indivíduo logo volta a reganhar peso — diz.
‘Mais modismo que solução’, diz nutróloga
Segundo a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, outra falha do método Ravenna é o fracionamento da alimentação em quatro refeições, o que leva a jejuns prolongados.
— Já foi mais do que comprovado que isso provoca aumento de gordura abdominal e risco de diabetes — explica.
De acordo com a nutróloga Alice Amaral, especialista em medicina do exercício e do esporte, a dieta Ravenna é “mais modismo do que solução”.
— Embora a perda de peso traga benefícios, se a pessoa não adquirir novos hábitos, não vai reduzir o risco de hipertensão e doenças osteoarticulares, por exemplo — afirma. — Mas o método não é de todo ruim. Ele proíbe alimentos gostosos para cortar a relação entre prazer e comida, estimula o exercício físico e incentiva o consumo de caldo ou salada antes do prato principal para aumentar a saciedade.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dieta-de-dilma-rousseff-metodo-ravenna-alvo-de-criticas-de-especialistas-15700326.html#ixzz3VW2fqFuS

Nenhum comentário:

Postar um comentário