terça-feira, 24 de março de 2015

'Segurança de conjuntos habitacionais é luta constante', diz Pezão

Governador afirma que se colocou à disposição do ministro da Justiça.
Força especial deve recuperar apartamentos ocupados por criminosos.

Luiz Fernando Pezão e Gilberto Kassab visitam uma das moradias do 'Minha Casa, Minha Vida.' (Foto: Mariucha Machado/ G1)


O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o ministro de Cidades, Gilberto Kassab, entregaram, nesta terça-feira (24), 300 unidades habitacionais do condomínio Trio de Ouro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As residências fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e tiveram um investimento de R$ 20 milhões. Sobre a manutenção da segurança nos conjuntos habitacionais, o governador do Estado do Rio afirmou esta é uma luta constante.
"Em todas as habitações que têm recursos federais o pedido do uso da força policial é da Polícia Federal. Nós assinamos um convênio com o ministro José Eduardo e vamos fazer diversas operações. Nós já recuperamos diversos apartamentos em Manguinhos, junto com a contribuição da Policia Federal e vamos intensificar esta parceria. O ministro está escalando uma força especial, assim como José Mariano Beltrame, para nós retornarmos esses apartamentos".
Pezão afirmou ainda que se colocou à disposição do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e está em contato permanente com ele. Uma série de reportagens publicada pelo Jornal Extra nesta semana mostra que todos os condomínios do programa habitacional do governo federal são alvo de criminosos

Governador do Rio e ministro das Cidades entregam chave para moradora. (Foto: Mariucha Machado/ G1)

Gilberto Kassab afirmou que o governo federal está à disposição para enfrentar essas ações criminosas e ressaltou a importância do "Minha Casa, Minha Vida" para o governo federal.
"Em nove anos, 6,7 milhões de casas foram construídas no Brasil. Este é um programa social no qual o governador e a presidenta Dilma acreditam", afirmou Kassab.
Durante o discurso, Pezão ressaltou que Kassab ajudou na desburocratização das verbas junto ao governo federal. "Se nós estamos aqui é porque houve parceria. Todos nós queremos entregar e trabalhar, mas as vezes encontramos percalços". O governador fez questão de ressaltar que estetrabalho teve inicio no governo de Lula.
"O Estado do Rio e a Baixada Fluminense foram os que mais aproveitaram os recursos do programa Minha Casa, Minha Vida", disse Pezão.
O governador prometeu colocar água na Baixada Fluminense. Segundo ele, as obras já estão sendo licitadas. "Nós vamos pagar a divida que temos com a Baixada".


A família de Mônica de Oliveira foi uma das beneficiadas. (Foto: Mariucha Machado/ G1)
A família de Mônica de Oliveira foi uma das
beneficiadas.

A dona de casa Barbara Helena recebeu achave de casa das maos do governador e do ministro."Não é todo dia que a gente ganha um presente desse", disse emocionada.
"Eu estou muito feliz em receber essa casa", disse a dona de Monica Oliveira, mãe de duas meninas.
O motorista Antônio Ricardo contou que morava em uma comunidade e ficava muito longe do trabalho. "Retornar pra cá vai ser muito bom. A gente vai receber as chaves hoje, só não sei quando a gente vai poder fazer a mudança".
Quarenta e oito mil unidades estão em produção na Baixada Fluminense, informou Claudio Martins, superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF).
Promessas do prefeito
Sandro Matos, prefeito de São João de Meriti, prometeu durante a cerimonia desta terça (24) entregar o hospital infantil no mês de maio, além da construção de duas creches e um posto de saúde.
Ele aproveitou para afirmar que o terreno do programa Minha Casa, Minha Vida foi uma doação da prefeitura, através da parceria entre os governos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário