terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Aeromóvel e o Plano de Revitalização do Centro de Nova Iguaçu

Invista Informa

Nova Iguaçu é a segunda maior cidade da Baixada Fluminense, com quase 1 milhão de habitantes. Seu centro é um dos principais pólos comerciais do estado e seu esquema de trânsito atual é simplesmente infernal. Tendo em vista os fatores supracitados a prefeitura de Nova Iguaçu encomendou junto ao engenheiro Fernando McDowell (um dos responsáveis pela Linha Amarela e pelo Metrô Rio) um projeto para melhorar a questão da mobilidade urbana. O engenheiro reorganizou o trânsito do centro da cidade e apresentou o projeto do aeromóvel, que foi incluído, junto com a revitalização do aeroporto de Nova Iguaçu, nos planos de revitalização do centro da cidade.

Região que será beneficiada.
O Plano de Revitalização do Centro
Abaixo, algumas alterações que serão realizadas no centro, como revitalização de ruas pelo projeto Shopping a Céu Aberto, a Esplanada Cultural (equipamentos urbanos ligados a cultura, como teatro e centro de convenções) e o Aeromóvel:

O Projeto inclui a construção do Centro de Convenções onde hoje são alguns dos jardins da Via Light. Também inclui a construção de um prédio sobre a ferrovia e o viaduto João Munsch:

Esses croquis são os primeiros esboços dos prédios citados acima. Os desenhos são do arquiteto Ado Azevedo (autor da revitalização do Cassino da Urca):

Novos portais nos acesso da cidade:

Algo que sempre fez falta em Nova Iguaçu, banheiros públicos:

Além do prédio, o projeto inclui a construção de um pequeno shopping e um estacionamento sobre a linha férrea da Supervia. Esse projeto é antigo e foi retomado pela atual prefeita. A novidade é a integração com o Aeromóvel:

O Aeromóvel
O Projeto é ambicioso: integrar o centro da cidade e, em uma segundo fase, avançar sobre bairros afastados do centro.
Serão oito estações no centro da cidade:

Um comentário:

  1. Um projeto que custou uma fortuna e não sai do papel. Como tantos outros em todo o Estado

    ResponderExcluir