terça-feira, 17 de março de 2015

Começa vacinação contra HPV para adolescentes em Nova Iguaçu

NOVA IGUAÇU - A Escola Municipal Heitor Dantas, no bairro Moquetá , recebeu a visita dos profissionais do Programa Saúde na Escola que aplicaram a vacina contra o HPV nas alunas entre 9 e 11 anos. A partir de agora equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão cumprir um cronograma visitando as escolas municipais e estaduais da rede. A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero, segundo tipo de câncer que mais causa morte de mulheres no Brasil.

dona de casa Cirlene Barbosa aderiu à iniciativa e acompanhou a filha Gabriele Moraes de 10 anos durante a vacinação. “Minha irmã teve câncer de colo de útero e passamos por um grande sofrimento, felizmente ele está curada, mas se há formas de prevenção, prefiro que minha filha tenha acesso a todas elas”, afirmou.

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, é necessário que os pais e toda a comunidade estejam engajados para que as adolescentes sejam imunizadas. “O prefeito Nelson Bornier pediu para que as secretarias de Educação e Saúde trabalhassem juntas durante esta campanha, e é um compromisso pessoal fortalecer ainda mais o Programa Saúde na Escola, já que minha mãe é educadora e acompanhei desde a infância a importância desse tipo de ação”, explicou.

Para receber a primeira dose na escola, a adolescente precisa apresentar o cartão de vacinação e ter a autorização dos pais. Caso o responsável não autorize a aplicação da vacina, será necessário assinar uma declaração de recusa.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.


Via PMNI


Nenhum comentário:

Postar um comentário