sexta-feira, 20 de março de 2015

Casal gay comemora decisão inédita do STF que autoriza adoção: 'Nos dá segurança e cidadania 100%'.

Invista Informa:

Nesta quinta-feira, foi publicada uma decisão inédita, da ministra Camen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu o direito de um casal homossexual de adotar crianças. A ministra negou o recurso extraordinário do Ministério Público do Paraná contra o casal Toni Reis e David Harrad, que entrou com processo de pedido de adoção em 2005. Após 10 anos de disputa judicial, eles finalmente foram reconhecidos como família.
— Quem tem o STF do seu lado tem tudo. Eles (os ministros) são os guardiões da Constituição e falaram: 'vocês são família'. Isso nos dá segurança jurídica, dá cidadania 100%. Eu estou muito orgulhoso de ser brasileiro, estou muito feliz. Temos segurança jurídica e o Supremo do nosso lado — disse Toni
Os filhos estão preparando homenagens para a festa de 25 anos de união dos pais
Os filhos estão preparando homenagens para a festa de 25 anos de união dos pais Foto: Reprodução/ Facebook
Nesta década, o casal passou por diversos tribunais e recursos judiciais. O processo começou em 2005, no Paraná. Em primeira instância, Toni e David conquistaram o direito de adotar uma criança, desde que fosse uma menina com mais de 12 anos. Por julgar a decisão preconceituosa, recorreram ao Tribunal de Justiça do estado, que autorizou a adoção de qualquer um, mas foram barrados pelo Ministério Público. O recurso foi para o STJ e, depois, para o STF, onde receberam a decisão favorável no dia 5 de março, publicada nesta semana.
A decisão foi muito comemorada, em uma noite "regada a pizza e vinho tinto", pelos cinco membros da família. Sim, cinco! Toni e David têm três filhos, adotados no Rio de Janeiro, em processos comandados pela juíza Mônica Labuto: Alyson, de 14 anos, é o mais velho, adotado há quatro anos, e os irmãos Jéssica, de 11 anos, e Filipe, de 9 anos, chegaram há um ano. Depois do processo, eles levaram as crianças para o Paraná.
— Nossos carioquinhas já estão bem curitibanos. Já falam até "leite quente" com sotaque. Nossa advogada, Dra. Silvana Monte, foi maravilhosa. A juíza Mônica Labuto já tinha esse entendimento e aprovou as nossas adoções, mas agora que elas foram sacramentadas pelo STF, estamos muito mais seguros — comentou.
“Não basta ser pai, tem que passar medo junto. O que não fazemos por desafios dos filhos... Até participar de uma caída da Torre do Terror no Beto Carrero World”, publicou Toni
“Não basta ser pai, tem que passar medo junto. O que não fazemos por desafios dos filhos... Até participar de uma caída da Torre do Terror no Beto Carrero World”, publicou Toni Foto: Reprodução/ Facebook
A decisão da ministra Carmen Lúcia emocionou Toni. No texto, ela reforça que o lugar de crianças não é em orfanatos e sarjetas e que o conceito de família não distingue relações hétero ou homoafetivas: "A Constituição Federal não faz a menor diferenciação entre a família formalmente constituída e aquela existente ao réu dos fatos. Como também não distingue entre a família que se forma por sujeitos heteroafetivos e a que se constitui por pessoas de inclinação homoafetiva. Por isso que, sem nenhuma ginástica mental ou alquimia interpretativa, dá para compreender que a nossa Magna Carta não emprestou ao substantivo 'família' nenhum significado ortodoxo ou da própria técnica jurídica. (...) Sabido que lugar de crianças e adolescentes não é propriamente o orfanato, menos ainda a rua, a sarjeta, ou os guetos da prostituição infantil e do consumo de entorpecentes e drogas afins".
— Ela fez um voto lindíssimo. A criança não pode estar na sarjeta, em orfanatos. Vivemos 24 horas por dia para essas crianças e elas para a gente, levamos ao colégio, balé, futebol, aulas de inglês... Em um orfanato, uma pessoa que cuida de 10 crianças não consegue dar atenção, carinho, afeto e ensinamentos com essa intensidade. A Carmen Lúcia está corretíssima — afirmou Toni. Segundo ele, Filipe sonha ser jogador de futebol, Jéssica, bailarina e Alyson, coreógrafo.
A decisão do Supremo veio para coroar os 25 anos de união de Toni e David. As bodas de prata serão comemoradas em uma festa neste sábado, com direito a homenagens do trio para os pais.
Toni e David comemorarão bodas de prata neste sábado, em Curitiba
Toni e David comemorarão bodas de prata neste sábado, em Curitiba Foto: Reprodução/ Facebook
— Eles vão cantar e dançar a música "We are family" (do grupo Sister Sledge, que significa "Nós somos família"), fizeram o útimo ensaio ontem. E também vão dançar "Beijinho no ombro", da Valesca Popozuda. Não é a minha música predileta, mas eles quiseram fazer a homenagem cantando "beijinho no ombro pro recalque passar longe". E esse é o meu recado para o (Marco) Feliciano, pro (Eduardo) Cunha e companhia.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/casal-gay-comemora-decisao-inedita-do-stf-que-autoriza-adocao-nos-da-seguranca-cidadania-100-15650105.html#ixzz3UwFZUzpt

Nenhum comentário:

Postar um comentário