quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MORADORES DA ROCINHA VISITAM OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ

Invista Informa:

Estação São Conrado (Barra da Tijuca – Ipanema) está em fase de acabamento

Em fase de acabamentos, a Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu neste sábado (7/2) a visita do secretário de Transportes, Carlos Osorio, e moradores da comunidade da Rocinha.

Um grupo de 50 moradores, incluindo lideranças comunitárias, viu de perto as obras da futura estação do bairro, que beneficiará 61 mil pessoas por dia, a partir de 2016. Totalmente escavada, a Estação São Conrado recebe piso de granito no mezanino e nos acessos de passageiros, que terão claraboias de 16 metros de diâmetro na área das bilheterias e catracas. Essa estrutura privilegia a iluminação natural da estação. Uma delas já foi instalada.

Durante a visita, o secretário e técnicos do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre a Barra e a Gávea, explicaram como vai funcionar a nova linha e esclareceram dúvidas sobre o andamento das obras. Os moradores caminharam pela plataforma de embarque e desembarque e subiram as escadas até o mezanino da estação, que vai distribuir o fluxo dos passageiros em direção à Barra da Tijuca ou à Zona Sul. É ali que ficam as salas técnicas, que estão prontas. Os túneis dos acessos pela Rocinha e pela Estrada da Gávea também já foram construídos. Os operários continuam as escavações a céu aberto da entrada do acesso em frente à Igreja Universal da Rocinha.

Esta foi a primeira visita dos moradores à Estação São Conrado e todos ficaram impressionados com o avanço da obra e plena oferta de acessibilidade nos acessos. Este mesmo cuidado será implantado em todas as estações da Linha 4 do Metrô.

– Estamos acompanhando tudo de perto e é uma grande satisfação visitar a estação com os moradores da Rocinha, que vão ser tão beneficiados com a nova linha do metrô. Com o funcionamento da Linha 4, a população poderá chegar ao Centro da cidade em menos de 25 minutos, o que hoje é impensável – disse o secretário.

Das seis estações da Linha 4, além de São Conrado, outras duas estações estão completamente escavadas: Jardim Oceânico, na Barra, e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que está pronta para receber o Tatuzão. A obra segue em andamento nas demais estações. Quem passa pela Av. Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, já consegue perceber a construção do viaduto da ponte estaiada, a primeira para metrô no Rio de Janeiro.

O primeiro dos 15 novos trens da Linha 4 já chegou à cidade e passa por testes na concessionária MetrôRio. De acordo com o cronograma, a Linha 4 começa a funcionar em junho de 2016, por meio de operação assistida, fora dos horários de pico, e em operação plena em julho de 2016.

Visita às obras
A Linha 4 do Metrô abre suas portas para as visitas guiadas, desde o início das obras, e leva aos canteiros moradores interessados em conhecer o empreendimento. É nesta relação de transparência que os profissionais buscam o diálogo constante com a comunidade para entender suas necessidades e encontrar formas de atendê-las sempre que possível. Segundo o secretário, as visitas de moradores à obra estimulam a sensação de pertencimento.

– Trazer o morador para conhecer a obra é muito importante para estreitar as relações. Nós contamos um pouco sobre a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina e seus benefícios para a população e eles trazem suas dúvidas. É sempre muito produtivo. Os moradores ficaram satisfeitos e cada vez mais faremos reuniões periódicas deste tipo – afirmou o secretário de Transportes.

População aprova visita
Durante a visita, os moradores acompanharam a instalação do piso de granito no mezanino e nos acessos de passageiros.
 
– Moro na Rocinha e trabalho no centro da cidade. Diariamente, perco 4 horas do meu dia indo e voltando do trabalho. Estou ansiosa pelo metrô, que vai reduzir este tempo para meia hora, no máximo – contou a instrumentadora Ellen Andreia Barbosa, de 43 anos.
 
O estudante do Ensino Médio Gabriel Andreia Rosa, filho de Ellen, estuda no Jardim Botânico e acredita que o metrô facilitará sua rotina.
 
– Costumo chegar atrasado na escola. Com o metrô, a vida vai ficar mais confortável. Vou sair sem preocupação de casa – afirmou o jovem.
 
O vice-presidente da União Pró-melhoramento dos Moradores da Rocinha, Francisco Ferreira Filho, de 67 anos, acredita que o metrô vai oferecer mais oportunidades de trabalho para os moradores.
 
– Temos muita dificuldade de deslocamento. Agora, o morador vai chegar rapidinho em qualquer lado da cidade. É o Rio se abrindo para gente – disse Francisco.

Para visitar as obras, os interessados devem se inscrever pelo telefone 0800 021 0620 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) ou ir até as Centrais de Atendimento à Comunidade, próximas aos canteiros, em Ipanema e no Leblon (veja abaixo os endereços).

Centrais de Atendimento à Comunidade:
Jardim de Alah – Av. Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Visconde de Pirajá

Antero de Quental – Praça Antero de Quental

Igarapava – Av. Ataulfo de Paiva, em frente à Praça Cazuza

Nossa Senhora da Paz – Praça Nossa Senhora da Paz, em frente à Rua Visconde de Pirajá

Trailer na Rua Barão da Torre (próximo à Rua Vinícius de Moraes)

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário