Estação São Conrado (Barra da Tijuca – Ipanema) está em fase de acabamento
Em fase de acabamentos, a Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu neste sábado (7/2) a visita do secretário de Transportes, Carlos Osorio, e moradores da comunidade da Rocinha.
Um grupo de 50 moradores, incluindo lideranças comunitárias, viu de perto as obras da futura estação do bairro, que beneficiará 61 mil pessoas por dia, a partir de 2016. Totalmente escavada, a Estação São Conrado recebe piso de granito no mezanino e nos acessos de passageiros, que terão claraboias de 16 metros de diâmetro na área das bilheterias e catracas. Essa estrutura privilegia a iluminação natural da estação. Uma delas já foi instalada.
Durante a visita, o secretário e técnicos do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre a Barra e a Gávea, explicaram como vai funcionar a nova linha e esclareceram dúvidas sobre o andamento das obras. Os moradores caminharam pela plataforma de embarque e desembarque e subiram as escadas até o mezanino da estação, que vai distribuir o fluxo dos passageiros em direção à Barra da Tijuca ou à Zona Sul. É ali que ficam as salas técnicas, que estão prontas. Os túneis dos acessos pela Rocinha e pela Estrada da Gávea também já foram construídos. Os operários continuam as escavações a céu aberto da entrada do acesso em frente à Igreja Universal da Rocinha.
Esta foi a primeira visita dos moradores à Estação São Conrado e todos ficaram impressionados com o avanço da obra e plena oferta de acessibilidade nos acessos. Este mesmo cuidado será implantado em todas as estações da Linha 4 do Metrô.
– Estamos acompanhando tudo de perto e é uma grande satisfação visitar a estação com os moradores da Rocinha, que vão ser tão beneficiados com a nova linha do metrô. Com o funcionamento da Linha 4, a população poderá chegar ao Centro da cidade em menos de 25 minutos, o que hoje é impensável – disse o secretário.
Das seis estações da Linha 4, além de São Conrado, outras duas estações estão completamente escavadas: Jardim Oceânico, na Barra, e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que está pronta para receber o Tatuzão. A obra segue em andamento nas demais estações. Quem passa pela Av. Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, já consegue perceber a construção do viaduto da ponte estaiada, a primeira para metrô no Rio de Janeiro.
O primeiro dos 15 novos trens da Linha 4 já chegou à cidade e passa por testes na concessionária MetrôRio. De acordo com o cronograma, a Linha 4 começa a funcionar em junho de 2016, por meio de operação assistida, fora dos horários de pico, e em operação plena em julho de 2016.
Visita às obras
A Linha 4 do Metrô abre suas portas para as visitas guiadas, desde o início das obras, e leva aos canteiros moradores interessados em conhecer o empreendimento. É nesta relação de transparência que os profissionais buscam o diálogo constante com a comunidade para entender suas necessidades e encontrar formas de atendê-las sempre que possível. Segundo o secretário, as visitas de moradores à obra estimulam a sensação de pertencimento.
– Trazer o morador para conhecer a obra é muito importante para estreitar as relações. Nós contamos um pouco sobre a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina e seus benefícios para a população e eles trazem suas dúvidas. É sempre muito produtivo. Os moradores ficaram satisfeitos e cada vez mais faremos reuniões periódicas deste tipo – afirmou o secretário de Transportes.
População aprova visita
Um grupo de 50 moradores, incluindo lideranças comunitárias, viu de perto as obras da futura estação do bairro, que beneficiará 61 mil pessoas por dia, a partir de 2016. Totalmente escavada, a Estação São Conrado recebe piso de granito no mezanino e nos acessos de passageiros, que terão claraboias de 16 metros de diâmetro na área das bilheterias e catracas. Essa estrutura privilegia a iluminação natural da estação. Uma delas já foi instalada.
Durante a visita, o secretário e técnicos do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre a Barra e a Gávea, explicaram como vai funcionar a nova linha e esclareceram dúvidas sobre o andamento das obras. Os moradores caminharam pela plataforma de embarque e desembarque e subiram as escadas até o mezanino da estação, que vai distribuir o fluxo dos passageiros em direção à Barra da Tijuca ou à Zona Sul. É ali que ficam as salas técnicas, que estão prontas. Os túneis dos acessos pela Rocinha e pela Estrada da Gávea também já foram construídos. Os operários continuam as escavações a céu aberto da entrada do acesso em frente à Igreja Universal da Rocinha.
Esta foi a primeira visita dos moradores à Estação São Conrado e todos ficaram impressionados com o avanço da obra e plena oferta de acessibilidade nos acessos. Este mesmo cuidado será implantado em todas as estações da Linha 4 do Metrô.
– Estamos acompanhando tudo de perto e é uma grande satisfação visitar a estação com os moradores da Rocinha, que vão ser tão beneficiados com a nova linha do metrô. Com o funcionamento da Linha 4, a população poderá chegar ao Centro da cidade em menos de 25 minutos, o que hoje é impensável – disse o secretário.
Das seis estações da Linha 4, além de São Conrado, outras duas estações estão completamente escavadas: Jardim Oceânico, na Barra, e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que está pronta para receber o Tatuzão. A obra segue em andamento nas demais estações. Quem passa pela Av. Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, já consegue perceber a construção do viaduto da ponte estaiada, a primeira para metrô no Rio de Janeiro.
O primeiro dos 15 novos trens da Linha 4 já chegou à cidade e passa por testes na concessionária MetrôRio. De acordo com o cronograma, a Linha 4 começa a funcionar em junho de 2016, por meio de operação assistida, fora dos horários de pico, e em operação plena em julho de 2016.
Visita às obras
A Linha 4 do Metrô abre suas portas para as visitas guiadas, desde o início das obras, e leva aos canteiros moradores interessados em conhecer o empreendimento. É nesta relação de transparência que os profissionais buscam o diálogo constante com a comunidade para entender suas necessidades e encontrar formas de atendê-las sempre que possível. Segundo o secretário, as visitas de moradores à obra estimulam a sensação de pertencimento.
– Trazer o morador para conhecer a obra é muito importante para estreitar as relações. Nós contamos um pouco sobre a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina e seus benefícios para a população e eles trazem suas dúvidas. É sempre muito produtivo. Os moradores ficaram satisfeitos e cada vez mais faremos reuniões periódicas deste tipo – afirmou o secretário de Transportes.
População aprova visita
Durante a visita, os moradores acompanharam a instalação do piso de granito no mezanino e nos acessos de passageiros.
– Moro na Rocinha e trabalho no centro da cidade. Diariamente, perco 4 horas do meu dia indo e voltando do trabalho. Estou ansiosa pelo metrô, que vai reduzir este tempo para meia hora, no máximo – contou a instrumentadora Ellen Andreia Barbosa, de 43 anos.
O estudante do Ensino Médio Gabriel Andreia Rosa, filho de Ellen, estuda no Jardim Botânico e acredita que o metrô facilitará sua rotina.
– Costumo chegar atrasado na escola. Com o metrô, a vida vai ficar mais confortável. Vou sair sem preocupação de casa – afirmou o jovem.
O vice-presidente da União Pró-melhoramento dos Moradores da Rocinha, Francisco Ferreira Filho, de 67 anos, acredita que o metrô vai oferecer mais oportunidades de trabalho para os moradores.
– Temos muita dificuldade de deslocamento. Agora, o morador vai chegar rapidinho em qualquer lado da cidade. É o Rio se abrindo para gente – disse Francisco.
Para visitar as obras, os interessados devem se inscrever pelo telefone 0800 021 0620 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) ou ir até as Centrais de Atendimento à Comunidade, próximas aos canteiros, em Ipanema e no Leblon (veja abaixo os endereços).
Centrais de Atendimento à Comunidade:
Jardim de Alah – Av. Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Visconde de Pirajá
Antero de Quental – Praça Antero de Quental
Igarapava – Av. Ataulfo de Paiva, em frente à Praça Cazuza
Nossa Senhora da Paz – Praça Nossa Senhora da Paz, em frente à Rua Visconde de Pirajá
Trailer na Rua Barão da Torre (próximo à Rua Vinícius de Moraes)
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.
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