quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ESTAÇÃO ANTERO DE QUENTAL BATE RECORDE DE ESCAVAÇÃO

Invista Informa:
Mais de mil metros cúbicos de areia foram escavados na obra da Linha 4 do Metrô

A Estação Antero de Quental, no Leblon, uma das seis estações da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema), bateu recorde de escavação em janeiro, quando foram retirados mais de mil metros cúbicos de areia, o dobro do volume de um dia normal de escavação até a laje de fundo. O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras no trecho entre Ipanema e Gávea, concentrou a demanda do serviço, aproveitando, inclusive, a facilidade de logística dos caminhões pela cidade, durante o período de férias escolares.

Nesta estação, que vai receber 35 mil pessoas por dia, a partir de 2016, as lajes de cobertura e de acesso de passageiros já foram concluídas, assim como a escada de acesso ao público pela Avenida Bartolomeu Mitre. Bilheterias, salas técnicas e enfermaria estão sendo construídas.

 Processo mais dinâmico

Para dinamizar o processo, foi adotada o uso de monovias. São seis neste canteiro. Os trilhos acoplados no teto da estação têm capacidade para levantar e movimentar equipamentos de até cinco toneladas, cada um. Importantes para a logística de carga e descarga e fundamental no cuidado com a ergonomia dos colaboradores, que evitam carregar peso, as monovias conseguem atender toda a extensão da obra no subterrâneo. Uma delas está sendo usada na laje de acesso, movimentando a carga de estoque.

A Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de julho de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário