quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Conheça o novo modelo de extintor que será obrigatório nos carros a partir de janeiro

                                    Extintor veicular precisa ficar acessível para o motorista   
                        
                                    
Os donos de veículos devem se planejar para uma possível despesa neste fim de ano. A partir de 1º de janeiro, o extintor de incêndio veicular deverá ser do tipo ABC, à base de pó. A mudança afeta os automóveis com cinco anos de uso ou mais, já que os novos saem de fábrica com o extintor do modelo exigido desde 2010.
Para descobrir qual a categoria do extintor presente em seu carro, basta ver se o equipamento traz as letras BC (antigo) ou ABC, que passa a ser obrigatório, nos cilindros.
Muitos motoristas podem ter comprado o extintor ABC antes de a lei ter entrado em vigor, pois o equipamento já existia nas lojas. O modelo ABC é mais caro (veja ao lado) e não pode ser recarregado.
O equipamento do tipo BC combate incêndios em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Além dessas funções, o ABC acaba com as chamas em partes sólidas, como os pneus.
A substituição foi estabelecida pela Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), garante mais segurança a motoristas e passageiros.
O extintor de incêndio para veículos é um item obrigatório desde 1968. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, a falta do equipamento é considerada uma infração grave, sujeita à uma multa de R$ 127,69 e à perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Atualmente, a vistoria do Detran verifica os seguintes itens no extintor: indicador de pressão, que não pode estar na faixa vermelha; integridade do lacre; presença da marca do Inmetro; prazos de durabilidade e validade do teste hidrostático do extintor de incêndio; e aparência externa, ou seja, o equipamento precisa estar em boas condições, sem ferrugem, amassos ou outros danos.

Fonte:Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário